o profissional de Ead
Página 1 de 1
o profissional de Ead
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA
ALUNA: Vânia Miranda Da Conceição
DATA: 10/12/2010
PROFº: Leonardo Scarlati
Resposta do texto:
Para os profissionais em EAD é comum se cobrar alótipo de formação acadêmica. Mas numa área ainda tão recente no Brasil e onde os paradigmas ainda estão em formação é coerente fechar-se tão cedo em teorias e práticas consolidadas? Não sou contra a exigência da titulação para a efetiva atuação profissional. Porém é evidente que este tipo de ortodoxia acaba limitando o desenvolvimento de um campo do conhecimento, impedindo ou adiando saltos mais ousados pela incapacidade inerente ao despotismo em agregar, analisar, propor e inovar.
Embora a EAD esteja conquistando seu espaço, os professores ainda necessitam de uma formação que os instrumentalize em termos didáticos, pedagógicos e metodológicos para uma atuação docente intencional. Programas de formação em EAD poderiam contribuir para uma modificação nas práticas docentes, no sentido de um rompimento do paradigma tradicional de educação do tipo um-todos, além de “desmitificar” alguns aspectos da EAD. Importante constatar que a noção de presencialidade dos professores do presencial demonstra a convicção de que a presença física do aluno é a certeza de interatividade, diferente do que afirmam os da EAD.
CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA
ALUNA: Vânia Miranda Da Conceição
DATA: 10/12/2010
PROFº: Leonardo Scarlati
Resposta do texto:
Para os profissionais em EAD é comum se cobrar alótipo de formação acadêmica. Mas numa área ainda tão recente no Brasil e onde os paradigmas ainda estão em formação é coerente fechar-se tão cedo em teorias e práticas consolidadas? Não sou contra a exigência da titulação para a efetiva atuação profissional. Porém é evidente que este tipo de ortodoxia acaba limitando o desenvolvimento de um campo do conhecimento, impedindo ou adiando saltos mais ousados pela incapacidade inerente ao despotismo em agregar, analisar, propor e inovar.
Embora a EAD esteja conquistando seu espaço, os professores ainda necessitam de uma formação que os instrumentalize em termos didáticos, pedagógicos e metodológicos para uma atuação docente intencional. Programas de formação em EAD poderiam contribuir para uma modificação nas práticas docentes, no sentido de um rompimento do paradigma tradicional de educação do tipo um-todos, além de “desmitificar” alguns aspectos da EAD. Importante constatar que a noção de presencialidade dos professores do presencial demonstra a convicção de que a presença física do aluno é a certeza de interatividade, diferente do que afirmam os da EAD.
vania miranda- Mensagens : 6
Data de inscrição : 09/12/2010
Tópicos semelhantes
» Profissional da EAD
» O Profissional de EaD
» O profissional de EAD
» o profissional de EAD
» O profissional de EAD
» O Profissional de EaD
» O profissional de EAD
» o profissional de EAD
» O profissional de EAD
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|